O desafio é a solução
- Paula Lins
- 12 de mar.
- 3 min de leitura

Os momentos de maiores crises na vida podem ser grandes catalisadores de mudanças positivas (e muitas vezes até esperadas!) se pudermos atravessá-los com consciência.
Eu sei que existem desafios que parecem insuportáveis de passar. Falo daqueles em que não conseguimos enxergar luz no fim do túnel, situações em que pensamos que realmente está tudo perdido ou que nos sentimos tão sozinhos que pensamos ser impotentes para transcender. Parece que a vida fechou todas as portas e não conseguimos acreditar que existe uma solução. Mas sempre existe, porque o desafio se mostra justamente para trazer a solução. O desafio já é a própria solução. Ele só aparece quando o que está travado fica pronto para ser liberado.
Cada percalço no caminho está mostrando algo que precisa ser purificado em nós, os padrões que precisam ser transformados para que possamos nos libertar mais um pouquinho, e mais um pouquinho... Cada bloqueio que destravamos é mais uma camada de ilusão que retiramos e mais um passo próximo da verdade sobre a essência, nossa e de tudo.
O que a vida pede de nós agora é que nos entreguemos para esse processo com a maior disposição e maturidade possíveis, sem empacar na consciência de vítima e sem lançar o chicote contra nós mesmos. Apenas permanecendo presentes, em observação do que os desafios estão mostrando. Se pudermos realmente não reagir na hora em que somos impactados com as dificuldades - principalmente as inesperadas -, mas apenas sentir o que tiver que ser sentido, mergulhar na experiência, sem julgamentos, mas também sem sermos autoindulgentes, aproveitaremos a chance de compreender os bloqueios e entenderemos as respostas que já existem no próprio problema. Nenhum problema existe sem que tenha uma resposta para ele. Confie nisso, porque é a Lei de Deus.
Então, minha irmã, meu irmão, se vc está nesse momento agora, saiba que a solução existe, ela existe bem agora, aonde você ainda não pode ver. O que precisa ser feito é deixar sentir, deixar viver... Viver a experiência da forma como ela é, deixar que o que tiver que desabar, desabe. O que tiver que ir, que se vá. Se tiver que perder algo, perca. Se tiver que deixar cair a máscara, que caia. Eu sei que não é fácil, que dói. Mas é exatamente no núcleo da dor que a luz penetra curando a ferida e abrindo as portas para a libertação.
Não sofremos por causa do que nos acontece, sofremos porque queremos impedir que aconteça o que precisa acontecer. E travamos o fluxo, sem deixar que as respostas que tanto pedimos se revelem.
No momento em que respiramos fundo, tomamos coragem e saltamos no abismo com confiança, é como arrancar um band-aid: quando menos esperamos já passou. E tomamos consciência de algo novo, percebemos um padrão negativo que estávamos mantendo e causando um monte de bloqueios. Então sentimos uma profunda libertação, abrindo espaço para novos potenciais, novas possibilidades que jamais poderíamos imaginar estando presos naquele estado de consciência que fazíamos tanta força pra manter.
No fim das contas nos perguntamos: por que não soltei isso antes?
Isso é misericórdia.
Isso é milagre.
Permita-se receber.
Afirmações:
“Todo problema tem solução. Trago, dentro de mim, inteligência e sabedoria para encontrar essa solução, e coragem e energia para pô-la em prática.”
"Eu escolho fazer parte da solução."
Em gratidão,
Paula
Yorumlar